segunda-feira, 23 de abril de 2012

Manejo Ecológico do Bosque Roland!


O Bosque Johannes Schauff é o único fragmento de Floresta Nativa Pública existente na Cidade de Rolândia. Preservado desde 1932 pelo Pioneiro Manoel Martins Portelinha, o Bosque abriga vários exemplares de espécies nativas ameaçadas de extinção! Por sua própria natureza, trata-se de uma Área de Preservação Permanente, segundo o Plano Diretor: Lei Complementar 15/2006, Art. 7º, Parágrafo 3º: Todas as reservas florestais existentes na na zona urbana são consideradas, para efeitos desta Lei, como Áreas de Preservação Permanente.  Por sua vez, o Código Ambiental do Município, preceitua: Das Florestas e Espécies Vegetais Raros: Art. 26- As florestas e os espécimes vegetais raros, os de grande porte, existentes no território municipal, constituem bens de interesse público, e serão preservados, conforme o disposto nesta Lei (...); Art. 27- É assegurada a proteção às florestas, matas, bosques e demais formas de vegetação que, por sua localização, servirem a qualquer dos fins seguintes: (...) d) - Resguardar sítios que, por sua beleza, agrupamento, interação ou valor científico, mereçam ser conservados; e) - Asilar espécimes raros da fauna e da flora. Os trabalhos autorizados pelo COMDEMA no Bosque do Jd. Roland, compreendem: 1) Retirada de lixo e entulhos; 2) Erradicação de gramíneas invasoras (capim colonhão); 3) Remoção de árvores mortas (sob risco iminente de queda); 4) Limpeza das trilhas; 5) Substituição dos exemplares de jambolão por árvores nativas ornamentais; O Conselho deverá ser notificado pela Prefeitura para acompanhar a execução dos trabalhos; Agora é com a Administração! 

5 comentários:

  1. ESPERAMOS QUE NINGUÉM DA PREFEITURA FAÇA UMA C.... IGUAL LÁ NA PRAÇA DO GINÁSIO DE ESPORTES....

    ResponderExcluir
  2. Com a mais absoluta certeza, temos que preservar a qualquer custo todo o remanescente de florestas existentes.
    Parabéns pelo trabalho

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Maistro e Farina pela sensibilidade à Lei e às Questões Ambientais! Precisamos preservar o POUCO (quase nada) que sobrou de Floresta Nativa na Zona Urbana de Rolândia! Fraterno Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Devemos preservar enquanto pudermos.admiro muito as pessoas qaue trabalham em prol disso.
    Grande abraço
    se cuida

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelo apoio, estimada Irmã Maristela! Que o Eterno nos dê FORÇA e SABEDORIA para conduzir esta batalha difícil!

    ResponderExcluir