Google+ Followers

sábado, 1 de setembro de 2012

Lago Ingá: Retrato da Irresponsabilidade!



Há sete meses, Rolândia foi surpreendida por uma medida irresponsável: O esgotamento do lago do Ingazinho. O COMDEMA não foi consultado; Estudos Técnicos foram ignorados. A proposta de criação de um Parque Ecológico dos Alagados, apresentada e aprovada pelo Conselho de Meio Ambiente foi descartada.

A infra-estrutura pública existente (meio fio, asfalto e barragem) foram destruídas por retro-escavadeiras implacáveis; Décadas de um esforço adaptativo vitorioso sobre à poluição humana (empreendidos por milhares de indivíduos da fauna e flora silvestre) foram condenadas à morte!

O lago que era muito freqüentado por pescadores hoje está seco! Pior ainda: Fizeram toda esta lambança sem licitação e os recursos do Governo Federal foram perdidos! Em 2009, como Secretário do COMDEMA, elaboramos em companhia da Bióloga Sílvia Ap. Machado, um estudo sobre a importância da preservação do ecossistema do local.

No antigo Lago, foi constatada a presença de jacarés, cotias, cágados, garças, peixes, capivaras e muitas outras espécies nativas ameaçadas. Com base neste estudo, foi decido implantar um Parque Ecológico conceitual. Tal Parque seria o único, no Norte do Paraná, a preservar e valorizar os Taboais.

Assim sendo, o Projeto aprovado pelo COMDEMA previa a construção de mirantes, arborização com espécies nativas e construção de trilhas suspensas sobre o lago para observação da fauna e flora existente no local. 

Nosso compromisso é seguir a risca o Projeto aprovado pelo COMDEMA. Assim, transformaremos o local em um belo Parque Ecológico - que será conectado a Mata da Suíça e ao Lago San Fernando – formando um Grande Parque Ecológico Linear. Desta forma, a população poderá desfrutar de um convívio íntimo e harmônico com a Natureza!

2 comentários:

  1. Poderia ter havido uma despoluiçao e uma drenagem de todo o barro acumulado no fundo devido ao asoriamento provocado pelas chuvas no rios que abastecem essa represa,ao inves do desgotamento completo ,deveria ter tido um parcial assim nao perderia a fauna completa que habitava ali.

    ResponderExcluir