quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Especial da Revista Visto!

Rolândia na Net sob as lentes de Paulo Farina
Por Lilson Fiorillo


A cidade de Rolândia é hoje conhecida no mundo inteiro, ao menos, entre turistas e fotógrafos.
Isso graças aos inúmeros cidadãos daqui que colocam fotos e notícias de nossa cidade na rede mundial de computadores, a Internet.
Um deles é Paulo Augusto Farina, cujas fotos são acessadas em inúmeros países.
O espetacular ângulo da Igreja Luterana, por exemplo, já foi visto por mais de cinco mil pessoas.
Outra foto que ele fez, do Pico Agudo, em Sapopema - Paraná, ganhou Menção Honrosa no Concurso Global do Google-Earth - Panoramio (Photo Contest Winners), site da Internet que reúne fotógrafos amadores e profissionais de todo o Mundo.
A foto foi vista por 20 mil pessoas e reúne 139 comentários.
A paixão por fotografia começou aos 20 anos, quando Farina entrou em um grupo de amigos que praticavam Montanhismo "as paisagens eram tão belas, que não tinha como não fazer fotos".
Foi quando o mundo inteiro ficou assombrado com o lançamento do programa Google Earth (A Terra do Google, em tradução livre). Com ele, as pessoas podem visualizar cidades, montanhas e rios em todo o planeta Terra, graças às imagens que ele apresenta por meio de um satélite.
Pois bem, a partir de 2005, o Panoramio, site que permite aos usuários criarem uma conta particular onde podem publicar suas fotos, passou a oferecer a possibilidade de indexar cada foto a seu respectivo mapa e visualização no Google Earth. ´
"É fantástico porque você pratica um verdadeiro turismo virtual, com a visualização exata do objeto que quer ver e seu entorno geográfico. É o que chamamos de georeferenciamento, que nos dá a localização e a visualização simultânea do alvo pretendido", explica Farina.
Foi quando o jovem ex-vereador rolandense, montanhista, ambientalista militante, advogado e corretor de imóveis decidiu apresentar Rolândia para o mundo e o sucesso veio rápido.
A casa de Pedra, Igreja Luterana, Bartira, São Rafael, Caramuru, Museu Japonês, Fazenda Bimini e outros pontos turísticos foram para a Rede Mundial. Para conferir, basta acessar Imagens de Rolândia. Se você  quer conhecer  fotos de outras cidades e ambientes naturais é só clicar: Panoramio: Fotos de Paulo Farina . Bom passeio!



Nenhum comentário:

Postar um comentário