segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Cachoeiras, Guartelá, Fenda do Nick e muita diversão!

Cana Dura no Salto da Cotia. (Foto Pâmela L.M)

A Tropa Sênior Cana Dura, do Grupo Escoteiro Guarani de Rolândia, realizou uma memorável atividade no Município de Tibagi. Foram três dias de muita aventura e diversão. A empreitada contou com o apoio logístico e a hospitalidade do Grupo Escoteiro Machadinho, a quem somos agradecidos.

Na manhã do dia 13 de Outubro, visitamos o belíssimo Cânion Guartelá. Situado no segundo planalto, entre os municípios de Castro e Tibagi é considerado o 6° mais extenso do mundo. A trilha no interior do Parque é leve e auto-guiada. As formações de arenito e a vegetação dos Campos Gerais são um espetáculo à parte.


Admirando o visual do Cânion e a famosa Ponte de Pedra. (Foto João Pedro)

A caminhada transcorreu na mais absoluta normalidade. Nos últimos anos, a administração do Parque restringiu diversas trilhas que percorríamos há cerca de 20 anos. Hoje não se tem acesso a Ponte de Pedra, ao fundo do Cânion e à base do Salto. O acesso às pinturas rupestres é feito somente com a contratação de guias e mediante agendamento. 

Felizmente, a administração do Parque teve o bom senso de não restringir o acesso aos "panelões" fantásticos sumidouros naturais. Como o dia era de sol e calor intenso, foi gratificante (aos mais corajosos) banhar-se nos gélidos ofurôs esculpidos na rocha ao longo dos milênios...

Um revigorante banho gelado nos panelões... (Foto Pâmela LM)

Após o almoço, visitamos a impressionante Fenda do Nick. A formação está localizada em uma propriedade privada, logo é necessário a contratação de guias autorizados. Acredita-se que a Fenda é originária de movimentos tectônicos. Sua extensão é de cerca de 1 km, a distância entre as paredes é de apenas 1,5 m e a altura média é de 30 metros. Vale a pena conhecer!

Fenda do Nick (Foto Pâmela L.M.).

Encerramos o primeiro dia de atividades visitando o belíssimo Salto da Cotia, nas proximidades da Fenda do Nick. Novamente, somente os mais corajosos encararam um banho nas álgidas águas. Após um belíssimo crepúsculo, voltamos ao alojamento na sede do Machadinho e a noite passeamos pelo centro histórico de Tibagi.

No dia seguinte, pela manhã, foi a vez de visitar os famosos Saltos Santa Rosa e Puxa Nervos. As trilhas não apresentam maiores dificuldades, tanto é que consegui percorrê-las após uma dolorosa torção de pé (baita vacilo!) em um pequeno lance de escada, logo no início da trilha para o Salto Santa Rosa. Pela tarde a Tropa se divertiu fazendo rafting no Tibagi. Fim de noite, confraternização entre os jovens e escotistas dos Grupos Guarani e Machadinho. Domingo pela manhã, após a despedida, fizemos um regresso tranqüilo para Rolândia, guardando na memória os fantásticos cenários e as histórias inesquecíveis que vivenciamos com nossos Irmãos Escoteiros. 


Salto Puxa Nervos (Foto Pâmela L.M)

Nenhum comentário:

Postar um comentário