terça-feira, 2 de julho de 2013

Falácias governamentais...


EDUCAÇÃO:  A destinação de parte dos lucros do pré-sal para a educação, conforme projeto de lei aprovado pelo Congresso, deve elevar os recursos para a área mas não chegará a 10% do Produto Interno Bruto. Segundo estudos do Legislativo, com o dinheiro do petróleo, as verbas da educação talvez alcancem 7,43% do PIB em 2022! Só nos resta dois caminhos: Esperar dez anos pelos 7,4% ou continuar na luta pelos 10%!

SAÚDE: Também nesta área nada de concreto foi anunciado. Fato pacífico, para salvar o SUS do colapso, é necessário 10% do PIB! Em tempo: Segundo a Federação dos Hospitais Filantrópicos do Brasil (responsáveis por 56% dos atendimentos no SUS) é necessário um reajuste de 100% nos repasses de verbas federais para procedimentos de pequena e média complexidades. A dívida dos Hospitais Beneficentes do país ultrapassa R$ 12 bilhões!

MOBILIDADE: Infelizmente, pouco se fez nesta área! As grandes cidades brasileiras estão atrasadas em termos de transporte público e infraestrutura em comparação com outras metrópoles latino americanas, como as do México e Chile. Com o anúncio de R$ 50 bilhões, o governo federal pretende compensar a lentidão (e falta de planejamento) de dez anos em um. É como diz o velho dito popular: A pressa é inimiga da perfeição!

REFORMA: O Brasil anseia pela reforma política. Entretanto, usar um tema tão importante como "bode expiatório" foi jogada temerária. Fato pacífico, trata-se de assunto complexo que demandará tempo para ser apresentado e compreendido pela sociedade! Mas já que o tema foi colocado, estou com o Ministro Joaquim Barbosa: Sou favorável ao voto distrital! Com ele, você elege alguém cujo trabalho você conhece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário