quarta-feira, 26 de junho de 2013

Entre "dons" e "ravéis"



Por Kleber Eduardo Men*
 Não, caro leitor. Este texto não tem o objetivo de falar sobre esta famosa dupla da música popular brasileira da década de 1960/70, que foi achincalhada pela patrulha ideológica de esquerda, mas acredito ser oportuno levantar uma questão bastante intrigante.

 
Entre essas ondas de manifestações que tomam conta do Brasil e, de certa forma, do mundo, não está faltando alguma coisa? Onde estão os artistas brasileiros? Cadê aquelas canções com alto teor crítico que se tornaram verdadeiros gritos de guerra? Onde está a nova Alegria, Alegria? Cadê os novos Vandrés, Caetanos e Chicos? A verdade pode estar além do que muita gente pode imaginar.

 O aparelhamento por parte do governo petista ultrapassa a tradicional jogada política de distribuição de cargos para manter a governabilidade. Além desta, é importante manter calado aqueles que podem, de certa maneira, fazer ecoar com maior intensidade a insatisfação das massas. Com os partidos políticos, basta arranjar um “carguinho” aqui, criar uma secretaria ali, inventar um ministério acolá, pronto! Já temos a governabilidade necessária para aprovar qualquer tipo de projeto. Mas e com os artistas?
 Na verdade, imagino o governo como um sujeito com um osso na mão, fazendo os movimentos como se fosse a batuta de um maestro, enquanto os artistas são um cachorrinho dócil recebendo os comandos de sentado! De pé! Rola! Deita! Tudo seguido daquelas típicas expressões de carinho e gratidão como latidos e abano de rabo, com a língua de fora implorando para que este osso seja jogado e sua fome seja saciada. Pois, é. Esse osso chama-se Lei Rouanet.
 Esta Lei, também conhecida como bolsa artista, é o instrumento mais eficaz no combate a crítica por parte dos artistas da televisão, do teatro e da música. É um instrumento eficaz no aparelhamento de setores ligados a arte, cultura e o entretenimento. Você, caro leitor, já se preocupou em saber quais artistas foram agraciados com esta benesse estatal? 
 A lista vai de Rita Lee a Cláudia Leitte. De Daniel a Maria Bethânia. Ou seja, são artistas consagrados que possuem fãs e prestígio suficiente para arcar com suas próprias despesas. Ninguém sentiu falta da sempre politicamente correta Letícia Sabatella nas manifestações? Cadê a Maitê Proença? Será que ela não vai arrancar a blusa e escrever na suas costas “não é só 20 centavos”? Cadê o Zezé di Camargo e Luciano (o Dom e Ravel do governo petista) para cantar sua tão politizada canção “e Deus por nós”?
 A mordaça instalada por meio do dinheiro e das benesses estatais está sendo muito mais eficiente do que a violência implantada nos “anos de chumbo” da história brasileira. A censura do dinheiro é mais eficaz. Afinal, dinheiro fácil é o que todo mundo gosta! Ah! Quanto ao Dom e Ravel, não era objetivo do texto falar deles. Qualquer semelhança é mera coincidência!

*É Professor e Historiador formado pela UEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário