OAB: O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Dr. Marcus Vinicius Furtado, após reunião com a presidente Dilma, sugeriu como alternativa à convocação de uma constituinte a realização de um plebiscito para que o povo diga que tipo de reforma política deseja e quais pontos devem ser regulamentados pelo Congresso Nacional.
EQUÍVOCO: Para a entidade foi um equívoco o anúncio de uma constituinte, vez que é possível fazer a reforma política com leis ordinárias, sem a necessidade de substituir a Constituição Federal. O Presidente da OAB considera a proposta perigosa para as garantias e liberdades dos cidadãos e a estabilidade das instituições do Estado de Direito.
ANTEPROJETO: Ontem, em conjunto com a CNBB e MCCE, a Ordem lançou anteprojeto de reforma política com três temas principais: Financiamento democrático das campanhas, voto transparente e liberdade de expressão. O texto pode ser conhecido no portal "Eleições Limpas" e recolheu mais de 23 mil assinaturas até o momento!
OUTROS TEMAS: Sem dúvida, o anteprojeto é muito interessante. Entretanto, pode ser aprimorado com a inclusão de alguns temas recorrentes nas manifestações do Inverno Brasileiro, por exemplo: Fim da reeleição para cargos do Executivo (em todos os níveis) e voto distrital para Deputados e Vereadores (em cidades com mais de 50 mil eleitores).
Nenhum comentário:
Postar um comentário