segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Um Socialismo plausível...

Os Kibutzim fizeram o Deserto Florescer...
O Socialismo pela coerção está fadado ao fracasso, sentenciam nossos Sábios. Só há uma experiência de Socialismo plausível em curso na História Humana: Os Kibutzim, no Estado Democrático de Israrel. Kibutz קיבוץ; plural: Kibutzim: קיבוצים, "reunião" é uma forma de vida comunitária. Contudo, em Israel, a opção pela vida coletiva se dá em nível pessoal. Não há coerção pelo Estado. Combinando os princípios do Socialismo e do Sionismo no Sionismo Trabalhista, os kibutzim são uma experiência única no mundo e parte de um dos maiores movimentos socialistas seculares da história. Os kibutzim forneceram à Israel muitos seus líderes intelectuais e políticos: Amoz Oz, Aharon Appelfeld, David Ben Gurion, Golda Meir e muitos outros. Apesar dos kibutzim nunca terem excedido 7% da população total  de Israel, eles contribuíram  decisivamente para cunhar a identidade cultural do país. O espiritualismo dos pioneiros do movimento foram articulados por sionistas como Berl Katznelson, que disse, "onde quer que o trabalhador judeu vai, a divina presença vai com ele." (Segev, 55). Os membros do Kibutz não eram marxistas ortodoxos. Marxistas não acreditavam em nações. Marxistas tradicionais eram hostis ao sionismo, mesmo em suas manifestações pró-comunistas. Em sequência ao Complô dos médicos e a denúncia de 1956 das atrocidades de Stalin por Khrushechev em seu Discurso Secreto, muitos dos marxistas dos Kibutzim rejeitaram o comunismo. Contudo, ainda hoje os Kibutzim são um foco da resistência de esquerda em Israel. Ainda que os próprios kibutzniks tenham praticado o comunismo, eles não acreditam que o mesmo funcionaria para todas as pessoas. Amóz Oz, em  visita ao Brasil, declarou que não acredita no Socialismo de Estado, mas sim na experiência dos Kibutzim. Os Líderes dos Kibutzim nunca pregaram a abolição da propriedade privada. Os Kibbutzniks acreditam no Processo Democrático e nunca pregaram a ditadura do proletariado! Um Socialismo plausível!

2 comentários:

  1. Em minha visita a Israel, visitei vários kibutzin, é uma sociedade organizada, mas hoje os kibutzin nao funcionam como antes, nao sao mais socialistas, sob a alegaçao de que o socialismo em dias atuais nao funcionam. Eles possuem suas empresas dentro dos kibutzin na qual geram empregos e faturamento p/ a sobrevivencia. Os kibutzin latifundiários nao existem mais.

    ResponderExcluir
  2. Lara: Muito obrigado pelos seus valiosos exclarecimentos! É como diz nossos sábios: Devemos trabalhar a natureza humana tal como ela é - e aprimorá-la! Neste sentido, os Kibutzin continuam sendo um exemplo de adaptação às transformações e desafios que a Humanidade enfrenta!

    ResponderExcluir