terça-feira, 2 de agosto de 2011

Joni ameaça nossas Florestas!

Deixem os Fundos de Vale em Paz!
Mais uma má notícia ambiental em Rolândia: Um projeto da “administração” Johnny Lehmann pretende reduzir a faixa de preservação de Fundos de Vale prevista no Plano Diretor. A proposta foi apresentada hoje, na reunião do COMDEMA. A administração alega que a faixa  “inviabiliza” a abertura de novos loteamentos. Mentira e má-fé! A Lei existe há mais de uma década e não inviabilizou um único loteamento sequer. Prova disso são os vultosos lucros das imobiliárias locais! Felizmente, a iniciativa não agradou o COMDEMA. Os Fundos de Vale são áreas importantes, destinadas à preservação dos recursos hídricos, paisagem, estabilidade geológica, biodiversidade, fluxo gênico, proteção do solo, além de assegurar o bem estar das populações. 1)- ASPECTOS GEOLÓGICOS: Os fundos de vales são áreas impróprias para ocupação humana, com afloramentos de nascentes d’água; Possuem topografia acentuada com ocorrência de afloramentos rochosos; São áreas propensas à alagamentos e processos erosivos; 2)- ASPECTOS AMBIENTAIS: Os Fundos de Vale são áreas fundamentais para a manutenção da qualidade das águas, dos maciços florestais, das interações genéticas entre fauna e flora e do micro-clima, propiciando temperaturas médias mais amenas, devido ao processo de evapo-transpiração das Florestas;  3)- ASPECTOS INFRA-ESTRUTURAIS: Os Fundos de Vale são áreas importantes para a Administração Pública: Abrigam os emissários da rede de drenagem de águas pluviais e lagoas de acumulação e amortecimento; Abrigam os coletores da rede pública de esgotos; São fundamentais para o controle e eliminação de processos erosivos;  São locais ideais para obras de travessias dos cursos d’água; Podem abrigar equipamentos de infra-estrutura destinados ao lazer e à recreação da população; Cabe ressaltar, por fim, que o Plano Diretor  foi fruto de uma decisão democrática de nossa comunidade! Audiências públicas foram convocadas e o POVO escolheu um padrão de desenvolvimento a ser seguido! Não podemos abrir mão dessa conquista!!!

2 comentários:

  1. Grata por sua visita! Vim retribuir. Estive ontem aqui e adorei. Também vi muitas das suas fotos. Inclusive tentei encontrar um e-mail pra falar com vc, porque eu gostaria de utilizar algumas das suas fotos como complemento nas minhas postagens sobre o Paraná.
    Se quiser, entre em contato.
    Abs curitibanos!
    Goio-Erê! (vc é da minha tribo em Tupi)
    zellebittencourt@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Zélle: É uma honra receber sua visita e elogios. Tive a imensa alegria de visitar seu Blog e estudar seus profundos escritos - notáveis pela densidade Filosófica, Teológica e Poética... Sem dúvida, sua Existência e Trabalho dignificam o Paraná! Receba meu Fraterno Abraço e Agradecimentos! Namastê, Paulo Farina.

    ResponderExcluir