quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Projeto Burra!


Há poucos dias, recebi um texto do amigo Daniel Steidle (Educador Ambiental em Rolândia).  Escrito em liguagem simples, porém propositiva, encantou-me por seguir o mesmo conceito proposto pelos Jardins da Amizade! Como já diziam vários Sábios,  "tudo o que é bom, deve ser compartilhado"... Assim sendo, segue o texto: Ainda na rede discada e distante da velocidade necessária para acessar imagens e notícias grandes, curtimos nosso "pequeno paraíso" (terminamos o ano com a visita de 29 jararacas - 2011 já começou com uma cobra!) (espero que você não seja da turma do "credo!" – afinal, usamos o carro, imensamente mais letal). Gosto por gosto, poderíamos nos superar em 2011 começando com um diálogo maior. E nada melhor para uma boa conversa do que uma boa missão em comum... Para isso talvez seja interessante saber mais sobre o que você esteja fazendo, especificamente em termos de sua paixão ou missão. Tivemos o Dr. Paulo Ernani, aposentado da Embrapa-Florestas, de visita nos últimos dias de 2010 e no levantamento das inúmeras árvores diferentes anotei uma preocupação que talvez seja base para construirmos algo em cima: “a monotonia tomando conta de uma humanidade saturada”. Mas qual seria o contrário de monotonia? Diversidade? No requisito "diversidade" temos muitas opções - banco de dados, livros, filmes, Wikipédia.  Mas falta algo local muito mais “vivo”, real, interativo e pessoal. A começar, por exemplo, pelas fabulosas coleções de plantas de tantos jardins da região, além do saber não formal da diversidade de gente (só citando o  Haydu de Rolândia que fotografa na cidade mais de 20 tipos diferentes de beija-flores no jardim da casa dele). Poderíamos deixar um legado positivo e diferenciado, uma espécie de “Arca ou Burra do Norte do Paraná” e promover um desenvolvimento, de fato, sustentável. Vamos conversando?   Abraço! Daniel, 10-01-11. 

Um comentário:

  1. Comentário recebido por e-mail do Amigo Daniel Steidle: Obrigado pelo seu texto "Os jardins da amizade". É muito legal de termos conseguido conhecer essas histórias. Agora é a nossa vez de passar valores adiante. Aí estamos em sintonia, como você escreveu, com o projeto burra. Você, que conhece tantos por aí, não consegueria desencavar uma "burra" antiga - são aqueles baus de couro com ferragem e fechadura. Vamos começar o projeto burra com 4 turmas de uma escola e seria importante mostrar a eles uma burra.
    Obrigado pelo convite de conhecer seu refúgio!
    Quanto aos jardins: precisávamos andar mais por aí, oficializar a idéia burra, e coletar o que há de histórias e outras preciosidades.

    Grande Abraço, Daniel Steidle!

    ResponderExcluir