sábado, 6 de abril de 2019

A conquista do Pico do Meio na Serra Grande de Ortigueira!

Livro de Cume do Pico do Meio!

A história começa há mais de uma década, quando iniciei minhas peregrinações pela Serra dos Agudos. Naqueles tempos fazíamos a Travessia São Jerônimo/Pico Agudo (hoje esquecida) partindo do sítio do Frater Andrez Truber e cruzando o belíssimo vale do Rio Esperança até nosso Templo Maior. Era uma travessia do balacobaco, porém desconfio que as trilhas não existam mais... 
As estradas eram precárias. Chegar ao pé do P.A. (via Lambari), somente em um 4x4. O jeito era enfrentar quilômetros de caminhada, seguida por muito colonhão, samambaia e unha de gato. O prêmio pelas gotas de suor e sangue derramadas (bem como pelas roupas e mochilas rasgadas) era o visual incrível daquelas montanhas agrestes, frequentadas por poucos...
Desde meu primeiro contato com a Serra, fixei como meta percorrer todos os seus cumes. De lá para cá, estive no Agudo, Agulha de Maack, Taff, Serra Grande, Serra Chata e no último dia 30, no Pico do Meio (1.135 metros s.n.m. segundo a Carta  MI-2785-3 do IBGE). Resta o Portal...
Pois bem. Planejamos a trip na véspera. A meta era fazermos o Pico do Meio, o Portal e acampar na Serra Grande. Demos uma rápida olhada no Google Earth e decidimos ir pelo distrito de Briolândia.  Preparei areia, cimento e o tubo para o Livro,  pegamos a triton do meu pai e decidimos sair de Rolândia às 4h.
Às 3h30 meu cunhado Lucas Zerbinati já estava na porta de casa! Fiz o mate, acordei o Thomas (meu filho de 13 anos) e partimos! A viagem transcorreu bem até o Bairro dos França onde ficamos parados para abastecer até o posto abrir. Neste meio tempo descobrimos que o estepe havia sido roubado. Se o pneu rasgasse na Serra, estaríamos fodidos! Fizemos figas e seguimos em frente...
A estrada até Briolandia é tranquila. O trecho mais off-road começa após um grande reflorestamento. Engatamos 4x4 e eis que a viatura travou. Bate cabeça, problema resolvido e alcançamos o colo entre a Serra Grande e o Pico do Meio próximo às 8h. Nosso nível de cortisol já estava altíssimo...  

Vara mato na crista do Pico do Meio!

Sem delongas, partimos em direção a crista da Montanha. Após transpormos um trecho de colonhão (me lembrei do Pico Agudo, no início) ingressamos em um belíssimo fragmento de mata nativa que envolve toda a parte superior da Montanha. A presença de  exemplares de Peroba, Gabiroba, Canjarana, Caviúna, Ingás, Xaxim, etc. indicam que a área nunca foi desmatada.
Após uma hora de caminhada, ingressamos nos campos da parte superior da Montanha. A partir daí a coisa ficou desgastante! A vegetação é um emaranhado claustrofóbico de unha de gato, samambaias (Pteridium arachnoideum), capim gordura, lianas, arbustos e bromélias  espinhentas (Dyckias)... Cada metro percorrido nos custava um esforço descomunal... Não havia nenhum indício de presença humana por ali, fato posteriormente confirmado pela Lucrécia Guerreiro, Guia Turística nascida e criada na região, bisneta de colonizadores.  

Serra Grande, Rio Tibagi, Pico Agudo e Serra Chata.

Enquanto recobrávamos o fôlego, decidi subir em um arbusto para nos situar. Foi aí que me deparei, ao Norte, com o visual inédito do Rio Tibagi atravessando a Serra Grande e o Pico Agudo e, ao Sul, consegui avistar (uns 300 metros acima) o Perau que antecede o Cume! Estávamos indo bem...
Quando alcançamos o Perau, identificamos uma rocha saliente, excelente ponto para instalação do Livro. Decidimos seguir um pouco mais acima até o Cume que é amplo e oferece um lindo visual do lado ocidental e sul do Pico. Trata-se de uma área coberta por vegetação virgem com altura média de 1,20 metro, salpicada de arbustos e dracenas. É o espaço ideal para futuros acampamentos!
Dali, decidimos retornar para a Pedra que havíamos escolhido para o Livro. Enquanto eu preparava a argamassa, o Thomas assinou o livro de ponta cabeça... Poderia ter arrancado a página, mas nem pensamos nisso: Estávamos mais ocupados em processar toda aquela intensidade existencial! Guardamos o Livro, assentamos o Tubo, fizemos um lanche e descansamos um pouco... Decidimos abortar o Portal e, perto das 11h, retornamos.
Por razões óbvias, a descida foi mais tranquila. Perto das 12h conhecemos a turma da Lu e do Rato (Edilson Marques Reis) que haviam cruzado Tibagi de barco para acampar na Serra Grande! Eles confirmaram que a Fazenda foi comprada pela COPEL para fins de reflorestamento mitigatório em decorrência do alagamento provocado pela Usina Mauá. A sede da propriedade já foi demolida.
Perto das 14h30 decidimos subir a Serra Grande. Às 16h já estávamos com nosso acampamento montado. Caminhamos tranquilamente pelo cume observando ângulos maravilhosos do Agudo. A noite, céu limpo, estrelas cadentes e as espirais da Via Láctea ao alcance dos olhos... Fomos dormir realizados! Às 5h30 o despertador do Thomas tocou. Ele saiu da barraca e não voltou mais... Às 6h saí para ver o alvorecer emoldurado por um mar de nuvens fodástico!
Contemplamos a paisagem, tomamos um café, desmanchamos o acampamento e às 9h nos despedimos do pessoal. Graças à Deus, o pneu não furou, a embreagem não travou e às 12h30 chegamos em Rolândia para almoçarmos com a Família em uma boa Churrascaria! Valeu, Thomas e Lucão! Missão cumprida com louvor.

Amanhecer na Serra Grande!

16 comentários:

  1. Relato sensacional amigo. Isso só me instiga a conhecer novos lugares nessa Serra. Parabéns pela grande empreitada, e num futuro próximo espero estar conhecendo essas belezas. Forte abraço e bons ventos !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Irmão: Ainda há muito o que ser feito em nossa Serra... Bons Ventos!!!

      Excluir
  2. Belíssimo relato e uma grande empreitada Mestre Paulo. Mais um dos cumes da Serra dos Agudos com seu devido livro. Parabéns pela proeza, e num futuro breve, estarei por lá, pra deixar algumas palavras nesse livro. A temporada começou a todo vapor, com conquistas inéditas e grandes aventuras. Um forte abraço e bons ventos.

    ResponderExcluir
  3. Belo relato, Paulo!
    Certamente conhecerei um dia.
    Chegaram a gravar tracklog?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Irmão, muito obrigado! Infelizmente, não gravamos... Fraterno Abraço!

      Excluir
  4. Boa noite meu Irmão, estamos querendo fazer este passeio, vocês subiram a crista pela face sul? TFA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu Irmão! Subimos a Crista pela face Norte, no sentido Sul. Neste ângulo se aproveita totalmente o visual do Rio Tibagi, Serra Grande, Pico Agudo e Serra Chata... Leve um facão bem amolado! Sucesso na empreita! S.´.F.´.U.´.

      Excluir
  5. Que legal cara! Eu estava lá com minha esposa acampando na serra com a Lucrecia e o Rato. Estamos marcando para assinar este livro já! Grande abraço e parabéns! Diomar Veronez - Arapongas PR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, meu Irmão!!! Ainda há muitas trilhas por abrir naquelas bandas... Fraterno Abraço de Rolândia!

      Excluir
  6. Salve Paulo Farina!

    Belíssimo relato, sem dúvida uma empreitada interessantíssima. Hora dessas vamos lá conferir o visual e assinar o livro! Os cumes do Portal e do Pico do Meio já estão na lista para visitar faz algum tempo, e sempre por um motivo ou outro acabam ficando "para a próxima".

    Estivemos em agosto no Pico Agudo para ver como estava o templo, só para constatar que anda bem judiado, lamentavelmente. Rogamos agora que os amigos resgatem a nomenclatura histórica do PA, cujo nome histórico (indígena) que remonta aos idos de 1646 como "Ybiangi", segundo consta em mapa rústico da época, em que ele já era conhecido pela sua silhueta inconfundível. Mas essa história deve ser contada "vis a vis", de preferência com uma boa cuia de mate!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Grande Irmão, tudo justo? Pois é! O fluxo de turistas no P.A. aumentou imensamente, algo que, há uma década, era praticamente impensável. Muito já foi escrito sobre este fenômeno provocado pelas redes sociais. Felizmente, para nós, ainda restam Montanhas como a Serra Chata, o Pico do Meio, o Portal, a Agulha de Maack e o Setor Norte da Serra Grande que continua virgem! Vamos marcar este mate para logo! Estou lhe aguardando na Terra Vermelha! Fraterno Abraço de Rolândia.

      Excluir
  7. Boa noite!
    Fiquei interessada nesse trekking, como que funciona? Localidade? Sentido pico agudo mesmo? Poderia me passar as informações

    ResponderExcluir
  8. Olá Bruna, tudo bem? A Serra Grande é uma cordilheira localizada no Distrito de Natingui, Município de Ortigueira. O acesso pode se dar por Tamarana ou Briolândia. Também abrimos a Travessia Portal/Serra Grande em Maio/Junho deste ano, perfazendo um total de aproximadamente 22 km de percurso e 9 km de trilhas inéditas abertas na Mata Virgem. Vale muito a pena! Tem mais posts sobre estas cumeadas inéditas aqui no Blog e na nossa Coluna em Alta Montanha! Saudações!

    ResponderExcluir