quarta-feira, 14 de novembro de 2018

A Agulha Reinhard Maack!

Entre as Duas Torres!

Passadas as eleições, arrefecidos os ânimos é momento de voltar a escrever sobre nossa grande paixão: o Montanhismo! Pois bem. Neste meio tempo, registro que estive novamente no Pico Paraná, acompanhando a primeira ascensão de minha esposa Pâmela, do Irmão Derlan Quinhone e da amiga Fernanda Salmazo.

Por esta razão acabei não participando da empreitada anterior da equipe rolandense (Agner, Lucas e Weslei) na Agulha Reinhard Maack. Entretanto, diz um velho adágio iniciático: Tudo vem para quem espera e, felizmente, a minha ansiedade durou pouco: No último dia 11, finquei meus pés no cume da rocha!

Partimos de Rolândia às 5:30 da matina. Além da Agulha, a programação incluía um mergulho na belíssima piscina natural do Salto Vista Bela, localizado nas imediações do Pico Agudo (ainda inédito para nós). O Lucão desenvolveu boa velocidade e às 7:00 estacionamos na base do Pico Agudo.

Imediatamente fincamos o pé na trilha com afinco. Em cerca de 40 minutos estávamos no cume do Agudo onde encontramos uma equipe de Rolândia, composta pelo Irmão André Liberati Baço e os amigos João Gabriel Rocha, Isabela Torrezan, Anna Clara de Salles e Felipe Baudraz, de regresso. Explicamos nossos objetivos, os convidamos a nos acompanharem ao Salto e seguimos em frente...

A escalaminhada entre os cumes do Pico Agudo e Agulha Reinhard Maack é uma coisa de louco! Trechos de rocha exposta, abismos impressionantes e um salto “nas nuvens” nos levam a classificar o trajeto como muito difícil, demandando experiência, preparo e equilíbrio mental. Qualquer erro pode ser fatal!

A rampa Stairway To Heaven!

Vencida a “rampa para o céu”, seguimos por uma fenda até o pequeno cume rochoso. Dali se tem um visual impressionante dos paredões rochosos do Pico Agudo. Meditamos por uns 30 minutos e, logo após, fizemos um lanche, algumas fotos e rascunhamos alguns planos Montanhísticos para o futuro...

O retorno é de tirar o fôlego! De regresso ao cume do P.A. paramos para conversar com um pessoal de Arapongas que havia registrado nossas presenças no cume da Agulha. Assinamos o Livro, trocamos telefones e seguimos em frente... Em 22 minutos, reencontramos a galera de Rolândia na base da Montanha.

Seguimos rumo ao Salto Vista Bela, cujo acesso é pelo assentamento. O percurso de 3 quilômetros até o sítio do Agnaldo é tranquilo. A taxa de entrada é de R$ 5,00 por pessoa. Família nota 10! As 11:00 já estávamos mergulhando nas águas cristalinas e gélidas  deste que é um dos Saltos mais lindos de Sapopema.

Às 12:00 a galera decidiu retornar. Como ainda estava cedo, intimei o Lucão a dar um pulinho no Salto das Orquídeas, afinal era grande a saudade dos acampamentos (e dos porres homéricos) na lendária Ilha Perdida... Almoçamos na Lanchonete, tomamos um banho no Salto e partimos... Às 15:00 horas já estávamos tomando um café na Oma. Às 16:00 cheguei em casa com tempo de sobra para regar o Jardim, com o espírito leve e a mente repleta de lembranças maravilhosas! 

O Salto Vista Bela

2 comentários:

  1. Olá, boa noite Paulo. Meu nome é Marcelo Knieling, assim como tu, sou apaixonado por montanhas. Essa temporada também aprontei algumas. Fizemos uma trip pro Ibitiraquire de 4 dias em Julho. Do planejamento, abortamos ataque ao Ferraria, União e Ibitirati. Mas fizemos cume no Taipabuçu, Caratuva, Camelos, PP e Itaporoca. Valeu muito essa empreitada, sensacional. Também estive no Pico Agudo agora em Outubro, pela 9° vez rsrs... E vem.daí minha pergunta pra ti: O acesso para a Agulha de Reinhard Maack é pelo cume do Agudo ?? Já vi duas chapeletas de escalada no fim do Agudo, de fronte pra Agulha de Maack. Se faz por rapel e se escala para Agulha ?? Ou apenas escalaminhada ?? Essa era a dúvida. Quem sabe na próxima eu tento essa façanha. Grande abraço, bons ventos e muitas aventuras.
    E-mail - marceloknieling@gmail.com
    Instagran - @marceloknieling
    Facebook - Marcelo Elisângela Knieling

    ResponderExcluir
  2. Olá Irmão Marcelo, muito obrigado por sua visita. As duas opções que vc aponta estão corretas. Outra trip que vale a pena encarar é a Pedra da Serra Chata. Em 2015 estivemos lá, abrimos uma trilha (pela Face Leste) e instalamos um Livro de Cume. Infelizmente, até o presente momento, não tenho notícia de nenhuma outra equipe que tenha estado neste Cume. Se vc souber de alguém, por favor nos informe. A Serra Chata tem um visual incrível do Agudo, do Vale do Rio Esperança, Serra do Gato e dos campos do I-Nhó-Ó! Tem um relato desta empreita aqui no Blog, basta procurar por "A Conquista da Serra Chata". Bons Ventos e sinta-se em casa! Fraterno Abraço de Rolândia!

    ResponderExcluir