sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Artes Liberais e Maçonaria: O Trivium!

                 
 O estudo das Artes Liberais é fundamental para a compreensão do Grau de Companheiro no Rito Francês de Referência. Esta terminologia define uma metodologia de ensino, organizada na Idade Média, cujo conceito foi herdado da antiguidade clássica. Referem-se aos ofícios, disciplinas acadêmicas ou profissões desempenhadas pelos homens livres. Eram compostas pelo Trivium (lógica, gramática e retórica) e pelo Quadrivium (aritmética, música, geometria e astronomia). As Artes Liberais eram opostas às Artes Mecânicas, consideradas próprias aos servos.
  O Trivium concentra o estudo das três primeiras Artes relacionadas à mente e à Linguagem. Já o Quadrivium engloba o ensino por meio de quatro ferramentas relacionadas à matéria e à quantidade. O Trivium e o Quadrivium eram a porta de entrada para o ensino superior que, naquela época, tinha como as principais formações: Medicina, Direito e Teologia.
  Na antiguidade clássica, Aristóteles definiu as Artes Liberais como “a capacidade de produzir com raciocínio reto”. Assim sendo, o domínio das sete artes liberais tornaria o homem capaz de produzir obras e idéias com poder de elevar o espírito humano para além das trevas da ignorância e da superstição, rumo a um entendimento livre e racional da verdade. 
 A linguagem é o que nos distingue dos animais. O que nos faz  racionais é a linguagem e a razão. Para os gregos “linguagem”, “razão”, “pensamento”, “palavra” e “verbo” tinham um só nome: Logos. Neste sentido, o Trivium é a Arte do Logos, ou seja, a ciência da palavra escrita, falada e pensada.
 Para Rizzardo da Camino (Simbolismo do Segundo Grau, p. 111) “a comunicação é a razão do viver. O homem isolado, encarcerado, aproxima-se muito do ser inanimado”. A ausência da capacidade de comunicação seria, portanto, para Camino “a definição da morte, de uma vida vegetativa”.
 O Trivium é composto por três ciências relacionadas a comunicação: Gramática, Retórica e Lógica. Cada uma delas está relacionada a um aspecto do Logos e desenvolvem um aspecto correspondente em nossa mente.
 Para Alcuíno de York, o Trivium é um método de compreensão que se vale da leitura e do entendimento dos textos e do espírito humano. Seu objetivo prático é ensinar a pensar bem, ler bem, escrever bem e falar bem. Para o Companheiro, o Trivium é uma ferramenta fundamental para o aprimoramento moral e intelectual durante todas as etapas da Jornada Maçônica.
  Etmologicamente, a palavra Gramática se origina do grego, Grammar que significa “letra”. Literatura, por sua vez, se origina do latim, litera também significando “letra”. Ambas, portanto, significam a “Arte das Letras”.
  No Trivium, o estudo da gramática envolve a literatura, ou seja: o que se faz com as letras em prol da comunicação. O enfoque não reside nas regras gramaticais que é pressuposto da Literatura. Logo, o Companheiro deve empregar a Gramática para produção literária, para a análise e estudo.
  Assim sendo, podemos definir a gramática como o uso adequado das letras com o objetivo de falar e entender bem, escrever e ler bem. Percebe-se que a interpretação (arte da exegese) é a base da gramática. Em resumo: Todo conhecimento se inicia na gramática, ela é a fundação do Trivium! 
  A retórica é a arte de discursar bem e escrever bem, afinal um bom discurso pode ser escrito. O objetivo da retórica é a persuasão. Para Raymundo D´Elia Júnior (Cinquenta Instruções de Companheiro, p. 139) a retórica é arte consequente da Gramática que, somada à Lógica, fornece as bases para que todo Maçom possa se tornar um bom Orador.
  Para Rizzardo da Camino (p. 123) o Orador e o Poeta não podem ser fabricados. Entretanto, a dedicação ao estudo e à prática suprem a ausência do dom. Neste sentido, as Lojas Maçônicas são autênticas “Oficinas de Retórica”.
   Em linhas gerais, na Gramática, há uma ênfase na comunicação dos significados do que é transmitido. Na retórica a preocupação é com a transmissão do conteúdo de maneira eficiente e persuasiva. Neste sentido o estilo, a forma e o tom passam a ter importância como linguagem discursiva com o objetivo de despertar emoção e convicção no interlocutor.    
  A Lógica (ou Dialética) é a arte de expor, dissertar, depurar e restringir significados para que o entendimento entre autor/orador e leitor/ouvinte seja dado de forma exata e rigorosa. Pode ser definida como a arte de teorizar.
 Para Rizzardo da Camino (p. 125) “um raciocínio lógico não é ação de qualquer pessoa; as conclusões da razão devem porvir de uma mente treinada e reflexiva (...) A Lógica sustenta as Leis da Filosofia e juntamente com a Gramática e a Retórica dão formação a personalidade do Companheiro.
  Tanto a Retórica quanto a Lógica são formas de discurso, de operar a linguagem de diversas formas. Tais diferenças são explicitadas por Alcuíno de York: “A dialética está para a retórica assim como, na mão, o punho fechado está para a palma aberta. Aquela conclui os argumentos numa breve oração; esta pelos campos da eloquência discorre com um verbo. Aquela contrai o discurso; esta o distende. A dialética é mais aguda no descobrimento da matéria; a retórica é mais eloquente para falar o que foi descoberto; aquela visa às pessoas estudiosas; essa frequentemente é dirigida ao povo.
 Como visto, a prática e o aprimoramento das artes integrantes do Trivium é tarefa para toda a vida Maçônica. Elas são ferramentas imprescindíveis em nossa condição de construtores sociais e adversários de todas as formas de obscurantismo, fanatismo, ignorância e totalitarismo. 

REFERÊNCIAS:

ARLS LIBERDADE E AMOR nº 0828. Maçonaria e Geometria. https://liberdadeeamorcassia.mvu.com.br/site/maconaria-e-a-geometria/DqxkTTrSokA-3/nta.aspx, acesso em 23/07/2018.
ARTE REAL: Trabalhos Maçônicos. https://focoartereal.blogspot.com/2015/09/a-maconaria-e-as-sete-artes-liberais-e.html, acesso em 23/07/2018.
DA CAMINO, Rizzardo. Simbolismo do Segundo Grau ‘Companheiro’. 3ª Edição. Rio de Janeiro: Editora Aurora, 1976.
D´ELIA Júnior, Raymundo. Maçonaria, 50 Instruções de Companheiro. São Paulo: Madras, 2017.
ESCOLA DE ARTES LIBERAIS: http://escoladeartesliberais.com.br/trivium-arte-da-palavra - Trivium: A Arte da Palavra de Thiago Brum Teixeira. Acesso em 20/07/ 2018.
GRANDE ORIENTE DO PARANÁ: Ritual do Companheiro Maçom. Tradução do Ritual “Cahier Du Grade de Compagnon au Rite Français”, 2012. Curitiba, 2016.
JOSEPH, Miriam. - O Trivium - As Artes Liberais da Lógica, Gramática e Retórica. Tradução de Henrique Paul Dmyterko. São Paulo: É Realizações, 2008.
METAÉTICA: Filosofia pura e Simples. Artes Liberais: Trivuim e Quadrivium. https://metaeticasite.wordpress.com/2017/06/12/artes-liberais-trivium-e-o-quadrivium acesso em 19/07/2018, acesso em 18/07/2018.

2 comentários:

  1. Bacana Paulo, faltou citar que aprecia cachimbos.... parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devido a esta sugestão, fiz uma postagem a respeito meu Ir.´.

      Excluir