terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Os Saltos do Tamanduá!

Primeiro Salto do Tamanduá

As imediações da Serra dos Agudos são repletas de cenários fantásticos e historicamente importantes para a colonização do Norte do Paraná. A região também é pródiga em saltos (caso dos Tamanduás nas imediações do Morro do Taff, em São Jerônimo da Serra).

Poucos sabem, por exemplo, que o Município de São Jerônimo foi a segunda povoação mais avançada no sertão depois da vila de Tibagi. 
Em 20 de novembro de 1846, os sertanistas Joaquim Francisco Lopes e John Henry Elliott acompanhados por 30 homens chegaram à Serra dos Agudos pelo Rio Tibagi. Do ponto mais alto que atingiram, avistaram dois campos em meio a floresta, um a 28 milhas a nordeste a cerca de 45 quilômetros onde seria o fundado o povoado de São Jerônimo.
Em sentido oposto, o outro campo viria a se chamar Inhô-Ó, onde hoje se localiza o Distrito de Terra Nova e a Fazenda de mesmo nome que dá acesso o Pico Agudo e Serra Chata. Lopes e Elliott tomaram posse de quase todo o nordeste à margem direita do Tibagi em nome do Barão de Antonina.
Considerações históricas aparte, no último final de semana, acompanhado de meu filho Thomas e do primo André, partimos em direção aos imponentes saltos do Tamanduá. O acesso é confuso após o Distrito de Terra Nova, face às várias bifurcações existentes, principalmente na área do Assentamento.

Nos dois quilômetros finais a estrada pode ser percorrida a pé, de motocicleta ou em um veículo 4 x 4. O acesso ao primeiro salto do Tamanduá (por baixo) é tranqüilo: Apenas 500 metros de caminhada pelo leito rochoso do rio.

O cenário é espetacular: São cerca de 100 metros de queda livre em um peral fantástico de arenito. Imediatamente mergulhamos no piscinão e acessamos o sopé da cachoeira onde a água chega a arder em contacto com a pele!

Refrescados e inebriados decidimos acessar o segundo Salto a cerca de 1,5 quilômetro. Nova caminhada tranquila com desfiladeiros e paredões emoldurando o Rio Tibagi no horizonte! Sem dúvida mais uma das incontáveis maravilhas do Norte do Paraná que merecem ser visitadas por todos os amantes da vida ao ar livre!


Segundo Salto do Tamanduá.

2 comentários:

  1. Boa Noite Paulo! Acompanho alguns arquivos seus através de fóruns de montanhismo, e achei esse salto do tamanduá incrível. Você consegue me dar mais detalhes sobre o acesso do mesmo? Em especial, o segundo. Deixo aqui meu e-mail e aguardo, com ansiedade, o seu contato para conversarmos sobre, e já adianto meu agradecimento! erick.deus@live.com Abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Paulo, me interesso muito pelo acesso, seria possível me passar mais informações? Contato regis_stresser@hotmail.com

    ResponderExcluir