quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Sobre o "leilão" do campo de libra...


LEILÃO pode ser definido como venda pública a quem ofereça o maior preço; venda por licitação pressupondo mais de um participante. Com efeito, a privatização do campo de Libra pelo governo Dilma Roussef (PT) pode ter sido tudo menos um leilão!

ESTIMATIVAS: Caso as estimativas da Agência Nacional do Petróleo se confirmem o campo de Libra poderá produzir de 8 bilhões a 12 bilhões de barris. Tal informação levou a revista alemã Der Spiegel a afirmar que o Brasil "leiloou um tesouro por uma pechincha".

MÍNIMO: Mesmo sob um forte esquema de segurança (com tropas do exército nas ruas) muitos protestos e críticas, as multinacionais Shell (anglo-holandesa), Total (francesa), CNPC e CNOOC (chinesas) juntaram-se à Petrobrás e deram o lance mínimo previsto no edital.

IMPACTOS: Diversos estudiosos e técnicos afirmam que para explorar o pré-sal, além dos elevados custos financeiros, haverá “sérios riscos ambientais para o bioma de uma das regiões litorâneas mais bonitas e populosas do Brasil". Vamos aguardar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário