terça-feira, 5 de junho de 2012

Nova Vara Cível JÁ!



Rolândia possui cerca de 60 mil habitantes. Temos uma economia dinâmica em todos os aspectos: Comércio, indústria, agricultura e prestação de serviços. Contudo, sem dinamismo na Justiça toda a Sociedade é prejudicada! Fato inequívoco, a maioria dos Advogados da Comarca está reclamando da extrema morosidade processual. Infelizmente, estamos há algum tempo sem um Juiz titular na Vara Cível de nossa cidade. Visando se inteirar melhor dos fatos, consultamos os funcionários do Cartório do Cível. A boa notícia é que, finalmente, foi nomeado um Juiz que deverá ser empossado no próximo dia 15. Contudo, a notícia desanimadora é que há cerca de 14 mil processos em andamento na Vara Cível de Rolândia.  Assim sendo, o novo Magistrado terá uma árdua tarefa pela frente! Diante destes números é incontestável que precisamos - urgentemente - de mais uma Vara Cível para atendermos as demandas jurídicas de Rolândia! Neste sentido, intercedemos junto ao Vereador Fábio Nogaroto para que apresente Requerimento neste sentido endereçado ao Egrégio Tribunal de Justiça do Paraná. Chegou o momento de abandonarmos os partidarismos em nome do interesse Coletivo!  Sem dúvida, todos os Nobres Vereadores irão subscrever esta reivindicação! Acreditamos que a OAB, ACIR, Prefeito e demais entidades da Sociedade Civil deverão abraçar com entusiasmo esta justa, importante e urgente causa: Nova Vara Cível JÁ! 

3 comentários:

  1. A reinvindicação para criação de nova Vara Cível para Comarca de Rolândia/PR se faz necessário devido à alta demanda de distribuição de processos anuais, sem falar ainda na acumulação de quase 14.000 processos pendentes de decisão. Ao longo de 08 (oito) anos de militância exclusiva na Comarca de Rolândia, posso afirmar de forma categórica que esta situação vem se agravando ano a ano, sem que ninguém interviesse para mudar a realidade caótica que assolou nossa Justiça Cível. Em que pese os esforços dos funcionários da única Vara Cível existente em dar andamento aos processos, ainda sim é de extrema importância uma segunda Vara, o que trará mais um Juiz para a cidade, mais funcionários e conseqüente resposta jurisdicional mais célere, visando-se atender o objetivo principal do Poder Judiciário, que é de distribuir justiça, com respostas rápidas e seguras.

    Portanto, é salutar a atitude de políticos sérios que engajem essa idéia, pois somente através de pessoas preocupadas com a qualidade de vida dos cidadãos, com força política e boa vontade é que conseguiremos mudar essa realidade e melhorar a vida de todos os jurisdicionados da cidade de Rolândia e região.

    Aproveito o ensejo para invocar a todos os colegas advogados militantes nesta cidade, inclusive os representantes da OAB local, no sentido de apoiar a idéia e se mobilizar para a criação de uma segunda Vara Cível, pois na qualidade de advogados podemos somar forças, inclusive com envio de requerimento ao Tribunal de Justiça do Paraná, endereçado ao Presidente da Comissão de Organização e Divisão Judiciárias, expondo nosso pleito, com objetivo único de desobstruir a demanda processual na Comarca de Rolândia.

    Artigo de autoria do advogado Dr. Jeferson Luiz Matias, militante na Comarca de Rolândia - enviado por e-mail.

    ResponderExcluir
  2. Olá Paulo e demais amigos que acompanham o Arquivos Desconexos....

    A instalação de uma nova Vara Cível deve ser objetivo de luta de toda a sociedade civil organizada, de todos os políticos e autoridades municipais, nesse momento não devemos ter bandeira ou cor partidária, nosso objetivo maior deve ser o de reivindicar em nome da sociedade rolandense esse justo pedido...

    A Constituição Federal da República garante a todos os cidadãos indistintamente o acesso a justiça...O acúmulo de mais de 14.000 processos e a consequente morosidade da justiça é prejudicial para todas e todos, do mais humilde cidadão trabalhador ao empresário que recolhe seus impostos e gera emprego e renda para o município...

    Nossa cidade é hoje polo agrícola e porque não industrial de toda a região do médio paranapanema, estamos entre as maiores rendas per captas do Estado do Paraná, nosso PIB é destaque, nossa arrecadação de ICMS também, já estamos na casa dos 60.000 habitantes, por tudo isso e muito mais é que somos merecedores de uma maior atenção no que diz respeito ao atendimento da Justiça Estadual...

    Ressalto que além da Vara Cível, se faz necessário um mutirão de Juízes para "desafogar" e diminuir o número de processos na imensa fila de espera...

    Estamos assumindo em conjunto com os amigos essa "batalha" e espero que com forças unidas sejamos capazes de conquistar essa justa e merecida benesse!!!

    Saudações!!!

    Fábio Nogaroto - Professor e Vereador em Rolândia

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Vereador! Já passou da hora da Classe Política e Sociedade Civil Rolandense somarem esforços em prol desta CAUSA JUSTA!

    ResponderExcluir