sábado, 2 de julho de 2011

Uma noite no cume do Sul do Brasil...

Alvorecer no Cume do Pico Paraná

"A primeira peregrinação à Montanha, a gente nunca esquece"...  Outro  adágio, sabiamente, preceitua: "O destino do candidato será selado em sua Iniciação"... A responsabilidade dos "padrinhos" está, pois, suficientemente demonstrada por estas breves linhas introdutórias...

Pois bem. Meus amigos Cabrini, Vinão e Lucas Zerbinatti motivados pelo popular Irmão "Gambiarra" - rolandense radicado em Curitiba -  decidiram iniciar-se ao Montanhismo no Pico Paraná, o "Everest" do Sul do Brasil... Fiquei honrado com o convite para participar da solene ocasião...

O Projeto era partirmos de Rolândia, sexta às 24:00 hrs e iniciarmos a ascenção na manhã de Sábado. Incerto quanto as condições climáticas, descartei a "paraguaia"... Iríamos com as barracas do Vinão e do Cabrini. Começei a arrumar as "tralhas" às 10:00 hrs e esqueci que os specs eram por minha conta...

Já estávamos em Londrina, quando o Vinão me perguntou se eu havia trazido os specs... - P.q.p., esqueci! - Liga para o Gambiarra e peça para ele arrumar em Curitiba. Imediatamente, tentamos contacto telefônico. Todas as chamadas foram infrutíferas... Teríamos que improvisar...

Em Mauá da Serra, paramos em um Posto para fazer um lanche e tomar um Café. Estava preocupado com a falta de specs e para minha alegria descobri, atrás do Posto, uma obra demolida. Imediatamente eu e o Vinão passamos a garimpar ferros nos entulhos...

Encontramos alguns que foram entortados pelo Lucão. Problema solucionado, seguimos viagem...O tempo estava fechado em Curitiba. Na Serra, o tempo estava ainda pior... Para tentar consolar a galera, fiz um resumo da tripp no Pico Ciririca - mas o relato acabou por aumentar a tensão!

Para nossa imensa alegria, ao chegarmos na  Fazenda Pico Paraná, o tempo estava aberto. O Gambiarra ainda não havia chegado. Deixei minhas expectativas "ciririquenses" para trás e colocamos o pé na trilha! No Getúlio, mar de nuvens para a alegria da galera! O pessoal já indagava-me se estávamos perto...

Respondi com um sorriso maroto e expliquei que ainda faltava muito. Tocamos em frente, pessoal animado, clima ideal. Afinal, participaria de mais um final de semana no Ibitiraquire sem chuva e frio!

Logo após contornarmos o Pico Caratuva é que a galera foi perceber a extensão do desafio que teríamos pela frente! A visão do Pico Paraná, distante e imponente fez todos caírem na real...

O Lucão arrependeu-se de subestimar a montanha, ao preparar a mochila... Talvez devido a insuficiente pesquisa - ou até devido à minha negligência - ele levou -  para nossa alegria - comida demais, vinhos, roupas, até toalha (?)... Mas, o ânimo da galera estava imbatível com o colossal PP como pano de fundo!

Chegamos ao A1 às 11:30 da manhã. Tocamos adiante, pois havia muita gente na Serra e temia que não encontrasse um lugarzinho no A2. A galera foi valente (o Vinão já dava sinais de exaustão) quando chegamos ao A2 às 13:30 hrs... Foi desanimador constatar que todos os lugares já estavam ocupados...

Entrevistamos um pessoal que havia descido do cume... Nos foi revelado que não havia ninguém acampado lá em cima... Não havia, afinal, razões para aumentarmos a "densidade demográfica" do A2. Em Assembléia, chegamos a conclusão que não tínhamos outra alternativa: Agora era cume ou cume!

Perguntei quem me acompanharia à "mina" das encostas do A2 para buscar água. O Lucão, sempre prestativo se ofereceu. Descemos e, ao chegarmos, fila! A "mina" estava quase seca. Foi muito lento processo de encher os cantis e levamos uma hora para nos abastecermos do precioso líquido!

Neste ínterím, o Vinão e o Cabrini puderam recompor as energias. Tão logo chegamos, partimos para o cume. A galera já dava mostras de exaustão. Ao nos aproximarmos do Falso Cume já esperava a tradicional pergunta, que não tardou a vir: Chegamos? Respondi que não se tratava do verdadeiro cume...

Ainda havia um pequeno trecho a ser vencido... O Vinão e o Lucão chegaram perto do limite. Deveras, é penoso subir até o cume do PP sobre-carregado. Mas, enfim, chegamos às 17:00 hrs... Nenhum sinal do Gambiarra. Ele viria? Todos acreditavam que sim. Montamos o acampamento no local delimitado...

Os specs saíram melhor que a encomenda. O Lucão logo começou a distribuir sua farta alimentação à todos... Sobrou até para os "abusados" camundongos da Montanha! Eram 17:30 quando o Lucão pegou seu ótimo Vinho Chileno, queijo,  salame, amêndoas, etc e foi à pedra do cume para ceiar no Por do Sol...

Eu ainda estava arrumando minhas coisas, quando escutei a conversa do Lução com alguns Irmãos da Confraria, reunidos no Cume, para as tradicionais festividades do Por do Sol. Logo caiu a ficha! O carismático jeitão do iterlocutor de meus comparsas de Rolândia só podia ser o... Malinha!

Saí da barraca e eis que o próprio vinha em direção a nosso acampamento: - Graaande Farina! Quem diria, meu comparsa de Ciririca também estava na Serra naquele fim de semana! - Graaande Malinha! - Que mundo pequeno ein? Era aniversário do Malinha e após as felicitações, colocamos os assuntos em dia...

O Gambiarra chegou logo em seguida com a namorada. Montou as pressas sua barraca e foi apreciar com todos o Por do Sol! Fantástico! Indescritível! Concluídas as festividades, despedimo-nos dos vários Irmãos do A1 e ficamos sozinhos no Cume do Sul do Brasil!

Ceú limpo. Avistamos as luzes de Paranaguá, Curitiba e das pequenas comunidades que, ao longe, rodeiam a Serra do Mar. A observação astronômica estava impecável, os ventos moderados e a temperatura fria, porém muito agradável. Após algumas horas de conversas e observações retiramo-nos...

Noite de sono tranqüilo. Acordei às 4:00 horas da manhã. Saí da barraca para fumar um cigarro de palha. No horizonte distante uma singela linha de luz alaranjada era o prelúdio das Festividades do Alvorecer. O Gambiarra me escutou e também se colocou ao ar livre... Ficamos ali, quietos, meditando...

Decidimos deslocar os  poucos metros que nos separavam do Cume e ao chegar lá não ficamos muito, pois eram fortes as rajadas de vento e o frio. Voltamos à barraca para nos agasalhar. Perto das 5:30 da manhã começaram a chegar os primeiros Irmãos de Montanha para assistir o nascer do Sol...

Às 6:30 já havia uma dezena de pessoas no Cume. O Alvorecer foi inebriante... Sorrisos irradiavam do rosto de todos. Terminado o espetáculo, desmontamos acampamento e partimos. Era Domingo e muitas equipes já haviam deixado o tradicional A2. Descida tranqüila repleta de encontros pela trilha...

Chegamos a Fazenda perto das 13:00 horas. Logo fomos tomar uma cerveja. O Malinha fez a cortesia de me pagar uma - em comemoração ao seu Aniversário. Todos felizes, almoçamos no Tio Doca, despedimo-nos do Gambiarra - e namorada - e rumamos ao Norte do Paraná!

Os Espíritos Livres, Gambiarra, Vinão, Paulo Farina e Cabrini - by Lucas.

1. História para contar para os netos!
    Se não bastasse meu irmão montanhista...agora também tenho que me preocupar com meu noivo.

2. Olá, Tássia: Não há motivo para preocupações...

O Montanhismo é mais que um esporte...

É um estilo de vida em intimidade com a Natureza!

3. Superação total!

Que venha o Pico Agudo, não vejo a hora de estar em contato com natureza nessa intensidade novamente, dessa vez levando estritamente o necessário!

Abraço para os parceiros Espíritos Livres!

4. Fala Vinão! É isso aí, Irmão... Muitas Montanhas em nossas Vidas! É o que desejo para mim e para todos os estimados Amigos! Bons Ventos!

5. Lucas Zerbinati
    Realmente a primeira perigrinação à montanha , realmente a gente nunca esquece.. especialmente se esta montanha for o P.P., levando a casa junto e a metade do hotel do vinão (segundo diseres do Malinha)!! Trêz malucos e um "padrinho"com uma unica certeza, dormiriamos no cume do P.P., a falta de pesquisa sobre a caminhada que enfrentariamos e o que levar (no caso o minimo possivel rsrsrsr)dificultou um pouco a caminhada, mas todo o sacrificio foi recompensado pela paissagem!!
    Tirei algumas liçoes que seram bem uteis nos proximos picos!!!
    Abraço Paulinho!!!

6. Valeu, Lucas e seja bem vindo à Confraria!

O Montanhismo só tem uma Porta, a de Entrada!

Muitas Montanhas em sua Vida e,

Fraterno Abraço!

7. Grande Paulo A. Farina
    Bom parceiro não poderia faltar meu comentário aqui né, pois é foi uma superação para todos e a recompensa foi muito melhor do que eu tinha imaginado!!! Tudo perfeito, vento, dia, por do sol, nascer do sol... muita sorte a nossa. E você grande padrinho, espero logo encararmos outra pela frente e agora com um pouco mais de experiência, pode sempre contar com o parceiro aqui no que precisar. Bons ventos a você grande "padrinho" dos Espíritos Livres.

8. Grande Frater, Cabrini, resumiste muito bem o imenso sentimento de Paz que vivenciamos no maior Templo do Montanhismo do Paraná. Sem dúvida, estão faltando novas perigrinações... Temos ainda vários projetos por realizar e, dentre eles, posso citar o belo Tucum. Vamos agitar essa galera! Bons Ventos e Fraterno Abraço!

9. Raphael Marques (via facebook): Graaaande Farina!!! Muito boa esta história mesmo!!! Um di vou tentar contar com a mesma destreza esta escalada sob o nosso ponto de vista: ao encalço de vocês. Quando chegamos ao A2 e perguntamos se alguém teria avistado 4 pés vermelhos, escutamos esta resposta: "passaram 4 malucos por aqui tocando pro cume e que pelo tamanho da bagagem vão passar 1 semana por lá!!!" Hahahah Tive certeza nesta hora que eram vocês! Não podemos esquecer que o Lucão levou perfume e na descida tocamos a Gaita pra animar o Vinão!!! Ja ja está chegando a época de fazermos mais uma desta!!! Abraçããão