segunda-feira, 28 de março de 2011

Comdema terá mandato prorrogado...

A imprensa oficial não se pronunciou mas, segundo o Conselheiro Cláudio Alberto Metzger, o COMDEMA - Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Rolândia - teve seu mandato prorrogado. Em outras palavras:  a Conferência Municipal de Meio Ambiente não ocorrerá nos próximos meses. Segundo o Secretário Metzger, houve uma recente reunião (sem assuntos ou discussões que contrariassem as diretrizes da atual administração) e onde ficou acertada a prorrogação dos mandatos. Em meados de 2009 houve a renúncia de vários Conselheiros Ambientais representantes da Sociedade Civil. Até o presente momento não se têm notícia do preenchimento destas vagas. Dentre os que renunciaram: O ex-presidente da entidade, Roberto Lachner (representante da ACIR - Associação Comercial e Industrial de Rolândia) e os Conselheiros Daniel Steidle, José Carlos Farina, Dora Consani Steidle, Miguel Nogueira (representantes de ONGs Ambientais), Humberto Nogueira Duarte (representante das Cooperativas Agroindustriais) e este que vos escreve (a partir do momento em que solicitei e obtive a exoneração da administração Joni Lehmann). O  presente quadro do Conselho demonstra um predomínio - pouco democrático - do Poder Público sobre a Sociedade Civil.  Segundo o Código Ambiental do Município (Lei nº 2.855/2001), o COMDEMA é órgão integrante do Sistema Municipal de Meio Ambiente e instrumento fundamental da Política Ambiental local.

3 comentários:

  1. Nunca em toda a história do COMDEMA se viu tamanha truculência e desrespeito por parte das autoridades e ausencia total de motivação dos ambientalistas que se sentem "sem pai e sem mãe". Contamos apenas com a ajuda de Deus....JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA - PR.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Paulo, quanto a essa questão do domínio esmagador do Poder Executivo nas reuniões, nós já havíamos questionado...

    Mas fazer o que né...

    Acredito que em um futuro bem próximo, se tivermos juízo e deixarmos divergências pessoais de lado, poderemos ter no poder pessoas que se comprometam realmente com a preservação Ambiental!!!

    Saudações!!!

    Fábio Nogaroto!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabenizamos os registros do Advogado José Carlos Farina e do Vereador Fábio Nogaroto. Ambos são testemunhas da atmosfera pouco democrática e da falta de diálogo que impera em relação aos "gestores" ambientais rolandenses. O número expressivo de renúncias ocorridas, demonstra o quanto a política ambiental da administração Joni Leman não está agradando a comunidade...

    ResponderExcluir