quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Pico Abrolhos: 15 anos depois!

Caliandra no Cume do Abrolhos...

Desde a infância, o Marumbi povoou os meus sonhos. Ouvia com especial interesse os relatos de meu tio Roger Appel e dos Chefes Mauro Tribulato e Yuri Inêz. Sempre que descia a Graciosa com a família (rumo ao Litoral) extasiava-me com a imponência do Conjunto. Sentia uma espécie de ligação transcendental com as Montanhas, tal como o devoto diante de um Santuário...

Há 20 anos, ninguém falava nos Agudos em Rolândia. Para nós, Montanhismo era sinônimo de Serra do Mar e de Marumbi, em especial. Por estas razões programei minha auto-Iniciação neste Santuário (berço do Montanhismo brasileiro) em companhia do Irmão Iuri Gregório de Souza (ex-Agulhas Negras e na época estudante do ITA). Resumo: Estacionamos na Dona Siroba e subimos pela mesma rua. Seguimos pela linha do trem até chegarmos a Estação Marumbi. Atravessamos dois túneis sinistros e uma ponte alucinante!

Eu e o Thomas a caminho do Cume...

Caminhamos umas 3 horas até chegarmos ao Marumbi. Logicamente, o pessoal indicou o Abrolhos. Eis que no segundo lance da via ferrata, o Iuri disse que não iria além. Achei que estivesse brincando. Ele me olhou sério e disse: Farinão siga em frente sozinho... Me sinto mais seguro em um paraquedas! Tentei convencê-lo do contrário, mas não teve jeito: Acabei seguindo sozinho até o Cume!

Depois do Abrolhos, vieram o Olimpo, Paraná, Ciririca, Caratuva, Itapiroca, Tucum, Camapuã, Cerro Verde, Monte Crista, Araçatuba, Pico Agudo, Taff, Serra Grande, Serra Chata, Pedra do Baú, Torre da Prata, Morro do Sete e Agulha Reinhard Maack apesar dos compromissos como pai de três filhos...

Pois bem. Fazia tempo que ensaiava um retorno ao Abrolhos. Dali tem-se uma das vistas mais impressionantes do Marumbi! Esta imponente rocha granítica de 1.200 metros foi conquistada em 1938 por Alfonso Hatsbach, José Peón, Armin e Ana Henkel. Kozechen registra que a façanha foi notícia nos jornais da Capital

Panorâmica: Morro do Sete e Ibitiraquire.

Minha esposa, recém iniciada no Montanhismo (fez o Baú, PA e PP) estava na fissura pelo Marumbi. Como estávamos de férias em Guaratuba, deu para escolher o dia perfeito: 07 de Janeiro! Partimos com nosso filho Thomas (13 anos) e o sogro Júlio. Cruzamos o ferry boat (vou pular esta parte) e estacionamos a uns três quilômetros abaixo da Estação Eng. Lange.

Começamos a subir pela trilha noroeste perto das 11:30. O Thomas mandou muito bem! Vencidos os principais lances da via ferrata, a Pâmela me deu alvará para seguir com o Thomas. Chegamos ao cume às 13:30. Vista perfeita, um vento alucinante: Todos satisfeitos! Fomos a segunda equipe a subir o Abrolhos em 2019. A descida foi lenta. Felizmente, conseguimos carona de trem até a Eng. Lange e ainda ganhamos um pão quentinho dos funcionários da ALL. Sem dúvida, foi o dia mais perfeito que vivi no Marumbi... Valeu pessoal!!!

A equipe.

4 comentários:

  1. Muito legal! Admiro a coragem das aventuras. Lembro dos convites para encarar o Marumbi. Abs. Murilo Gatti

    ResponderExcluir
  2. Grande Irmão Murilo Gatti: Os convites continuam de pé!

    ResponderExcluir
  3. Feliz por ter influenciado positivamente sua paixão pela montanha, a qual compartilhamos . E claro que suas conquistas já superaram em muito as minhas aventuras ... Mas como não há competição, só resta a admiração de minha parte por você !

    ResponderExcluir
  4. Grande Chefe Yuri: A recíproca é verdadeira! Muito obrigado pelos valiosos ensinamentos! Saudades dos tempos de Tropa Sênior... Sempre Alerta e Bons Ventos!

    ResponderExcluir