segunda-feira, 8 de outubro de 2018

2018: Nova derrota da esquerda!



O resultado do primeiro turno foi muito positivo para os defensores da Democracia e do Estado de Direito. Pela segunda vez consecutiva, a esquerda bolivariana foi derrotada no processo eleitoral. Recorde-se que, nas eleições municipais de 2016, o PT perdeu 1/3 dos vereadores e ¼ dos prefeitos.
Pois bem. Velhos caudilhos socialistas como Dilma, Requião, Pimentel, Lindberg e Suplicy foram derrotados nas urnas. A bancada petista na Câmara dos Deputados encolheu de 69 para 56. Somando as linhas auxiliares (PSOL e PCdoB), a extrema esquerda conta com apenas 75 deputados.
No Senado, o PT ficou com apenas 6 cadeiras. As linhas auxiliares diretas não elegeram ninguém. Mesmo em um cenário altamente improvável (vitória do poste) não haverá maioria parlamentar para alterar o texto constitucional. Talvez seja por esta razão que a cúpula petista pregue a ‘tomada do poder’.
Não quero crer que o Legislativo, o Judiciário e as Forças Armadas consintam com a ruptura do Estado de Direito. Entretanto, infelizmente, consta no plano de governo petista, além do aumento de impostos, a regulação da mídia, a redução do poder de investigação do Ministério Público, desmilitarização da PM e muitas outras medidas de cunho bolivariano.
Felizmente o PT também perdeu o governo de Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do Brasil. Também ficará sem palanque no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul dois importantes colégios onde haverá segundo turno para Governador. Estes fatos trarão sérias dificuldades para a campanha de Haddad.
Por fim, vamos aos números: Bolsonaro teve 46% dos votos válidos. Mesmo que Haddad consiga 100% dos votos de Ciro, Boulos e Marina (o que é impossível) ele somará 43,4%. Por estas e outras razões, segundo analistas, Bolsonaro tem 75% de chances de vitória. O fato é que nunca estivemos tão próximos de interromper o famigerado ciclo petista de poder. Que Deus nos ajude!

Um comentário:

  1. E leve-se em consideração que, uma vez eleito, Bolsonaro ainda terá muito pouco tempo para reconstruir o país, tamanho foi a destruição causada pelo PT. Necessários muitos anos de governo sério, realmente voltado para o povo. Mas o maior passo deve ser dado agora. Elegermos Bolsonaro para que ele interrompa e elimine o processo de comunização brasileira e da América Latina. Muita fé em Deus e coragem para sairmos do casulo e colaborarmos, incessantemente com a campanha do capitão.

    ResponderExcluir