DESGASTE: Há um certo desgaste dos representantes da Sociedade Civil no COMDEMA. Na primeira reunião deste ano havia maioria absoluta de funcionários públicos. Desde a criação do Conselho a Sociedade Civil não têm sido devidamente ouvida. Também não houve publicação de editais para eleição da nova diretoria! Lamentável.
ICMS ECOLÓGICO: O Jornal Manchete do Povo (edição 122) trouxe informações sobre a arrecadação de ICMS Ecológico em Rolândia: R$ 2,8 milhões/ano! Grande parte destes recursos são advindos da Bacia do Ribeirão Cafezal que abastece Londrina. Se aplicado conforme a Lei, Rolândia poderá dar um salto em qualidade de vida ambiental!
AVANÇOS: Com este dinheiro (em médio prazo) seria possível revitalizar os Fundos de Vale Públicos da Bacia Cafezal com a implantação dos Parques Ecológicos do São Fernando, Ingazinho, Caviúna e Vale Verde/Amoreiras. Ainda seria possível desenvolver ações de suporte técnico aos Agricultores do Município em suas ações preservacionistas!
FUNDO: Temos os recursos e os meios necessários para construir uma Cidade Sustentável desde que seja implantado o Fundo Municipal do Meio Ambiente - FMMA conforme a Lei. A comunidade poderá participar efetivamente durante a destinação e aplicação dos Recursos Públicos Ambientais e uma nova era de transparência será inaugurada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário