quarta-feira, 6 de abril de 2011

"Socialistas" de Motosserra!



No Brasil, na maioria dos casos, as mudanças (inclusive as pragmáticas) ocorrem para pior. Este é o caso do novo "Código Florestal" proposto pela bancada ruralista com considerável apoio na Câmara. A relatoria do "projeto" ficou a cargo do deputado "comunista" Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

Os Cientistas são unânimes em afirmar que a atual faixa de preservação de mananciais (mínimo de 30 metros) é irrisória. Ela seria o limite admissível para o combate à extinção de espécies, assoreamento de rios e córregos, além, é claro, da minimização das famigeradas mudanças climáticas.

Entre outras barbaridades, o "projeto" prevê anistia para crimes de desmatamento e uma redução de 15 metros nas áreas de preservação permanentes. Um absurdo! Indagamos: Será que 15 metros a mais de plantio (em áreas, muitas vezes, acidentadas ou alagadiças) resultarão em grande aumento nos lucros? Obviamente, a resposta é: NÃO!

Estudos mais abalizados prevêm a extinção de várias espécies e danos irreparáveis aos recursos hídricos em caso de sua aprovação. O novo "Código Florestal" não agrada vastos setores da sociedade. Vejam, por exemplo, o pronunciamento da CNBB por ocasião da presente Campanha da Fraternidade.

No que tange a supressão das Reservas Legais (20% na Região Sul), o fato será ainda mais grave. O Estado do Paraná, por exemplo, perdeu cerca de 96% de suas Florestas Nativas e, atualmente, Biomas inteiros estão à beira do colapso! Várias espécies sequer foram conhecidas e estudadas!

Ademais, desmatamento não é sinônimo de maior produção! Basta comparar os índices produtivos por hectare da região Centro-Oeste com o Sul ou, ainda, do Brasil com os Estados Unidos e União Européia... Os dados serão convincentes!

Se os ruralistas reivindicassem o manejo sustentável das Reservas Legais seriam  compreendidos! Poderiam, por exemplo, produzir nas Reservas Legais, mel, frutas, ervas medicinais, borracha, palmito, erva mate, madeira, etc... Tais culturas não demandam altas doses de agrotóxicos. Em resumo: RESERVA LEGAL = CAPITAL!

Mas, não! Insistem em uma "cultura"  imediatista-desertificadora e, pior: contam com o apoio de "socialistas, sociais democratas, petistas, trabalhistas, progressistas", etc... Diante da promiscuidade ideológica de nossos "partidos políticos", podemos até  "admitir" que a "esquerda" flerte com a "direita" ou vice-versa! Mas que não usem os recursos naturais como moeda de troca!

2 comentários:

  1. Texto consciente. parabéns! Muitas vozes precisam continuar, até produzir o eco desejado: a preservação e o uso sustentável.

    Gostei do blog como um todo. Muita coisa interessante. Sou seguidora.
    Abs
    Marise Jalowitzki
    Blog COMPROMISSO CONSCIENTE

    ResponderExcluir
  2. Marise Jalowitzki, agradeço suas palavras de incentivo. Não podemos permitir que um novo "apocalipse Maia" destrua nossa Civilização. Como você bem sabe, umas das causas mais plausíveis, segundo Estudiosos, para o Colapso da avançada Civilização Maia, foi o intenso desflorestamento. O fato ocasionou sérias mudanças no regime das Chuvas e Clima. Seu Blog Compromisso Consciente é, sem dúvida, um dos bastiões em defesa de nossas Sagradas Florestas! Muito Obrigado, Companheira! Sua visita é motivo de muita honra!

    ResponderExcluir