Noites atrás, no Refúgio Peroba Rosa, topei com um Gambá - Didelphis albiventris. Não pude registrar em fotos o inusitado encontro com este exímio escalador de árvores! Contudo, fiquei emocionado que ele tenha encontrado um abrigo seguro em meio ao caos urbano!
Meu amigo de Orelha Branca é constantemente perseguido, injustiçado e espancado por ignorância! Noventa e nove por cento da população pensa que Gambás são ratos! Ora, bolas! Meu amigo nada mais é que um pequeno marsupial, como os famosos Cangurus australianos!
Eles ocorrem no Brasil, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, norte da Argentina e Uruguai. Possem hábito norturno e crepuscular, e dieta onívera, alimentando-se de pequenos vertebrados, frutos, insetos e ovos (SILVA, 1994; EINSENBERG & REFORD, 1999; MONTEIRO FILHO, 2005). Já foi observado predando uma cobra "Jararaca" (Bothrops jararaca) visto que é imune ao veneno desta (OLIVEIRA & SANTORI, 1999).
Devido ao grande consumo de frutos e sementes, meu Amigo de Orelha Branca é considerado importante agente de dispersão de espécies nativas. Não posso negar que fiquei com certa inveja - saudável, é claro -das grandes habilidades e importância ecológica do meu amigo!
Por exemplo: Queria ter a mesma capacidade para escalar as imponentes Perobas do Refúgio, plantar árvores e ir às Florestas e Montanhas, sem receio algum das temidas Jararacas!
Fique em Paz, ó amigo de Orelha Branca, minha Casa é a sua Casa! Só lhe peço que tome cuidado, caso queira passear pela nossa vizinhança... Pois há muita gente que ainda não conhece sua real importância!
Meu irmão, parabéns pelo blog, eu adorei essa história do gambazinho, que bonitinho! E como hj é seu aniver, quero deixar registrado aki meus parabéns, muitas felicidades a vc Paulinho, te amo muito!
ResponderExcluirMuito obrigado Cá, é uma honra tê-la como Irmã!
ResponderExcluir