sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Conheça o candidato: Cabo Neto!


José Soares da Silva Neto, 53 anos, é candidato a Vereador em Rolândia pelo Republicanos com o número 10.789. Rolandense de coração, é casado com Selma Regina Rodrigues Silva há 31 anos e pai de dois filhos: Lucas (28 anos) e Tiago (23 anos). É avô de Luis Otávio (04 anos). Morador na Rua Urda, Vila Prudente desde 2004. Adotou o nome Cabo Neto na Polícia Militar. Durante a infância, acompanhava o pai Francisco Soares da Silva (in memoriam) durante as manhãs na lida com as lavouras de café, algodão e soja. Na parte da tarde estudava. Em 1986 ingressou no Colégio Cenecista Soiti Taruma, sendo aprovado com louvor no curso técnico de contabilidade. Em 1988 foi para o corte de cana na Usina Central do Paraná, em Porecatu. No início de 1990 ingressou na escola de soldados da PM (34º turma) em Londrina (5º BPM) e em 1995 formou-se Cabo em Maringá. Após a aposentadoria, retomou os estudos concluindo o curso de Direito (FACCAR, 2017). No ano seguinte foi aprovado na OAB/PR. Cursou especialização em Direito e Processo Penal na UEL. Em 2016, trabalhou como diretor administrativo na Prefeitura de Rolândia (Secretaria de Assistência Social) e, em 2021, foi coordenador do PROCON. Em 2020, disputou sua primeira eleição sendo proclamado primeiro suplente do PTB com 515 votos. Em 2022, inaugurou seu escritório de advocacia onde permanece até hoje. Cabo Neto é cristão, ativo na Paróquia Nossa Senhora Aparecida na Vila Oliveira, onde coordenou os coroinhas, foi Ministro Leitor e participante do Terço dos Homens e ECC. É idealizador do Projeto Formando Cidadão, cuja finalidade é dar dignidade (via Programa Menor Aprendiz) a jovens de 14 à 16 anos que estão em situação de vulnerabilidade.


1) Por que ser vereador?

O vereador é a ligação entre o governo e o povo. Ele tem a obrigação de ouvir o que os eleitores querem, propor e aprovar essas matérias na Câmara fiscalizando se prefeito e secretários estão colocando essas demandas em prática. Ao vereador também cabe elaborar as leis municipais. Um bom vereador deve acompanhar as ações do Executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e normas legais. Em meu TCC na FACCAR e depois na UEL, trabalhei com a problemática das Fraudes em Licitações, estudando a legislação, jurisprudência e doutrina referentes ao tema e, hoje, poderei acompanhar as licitações municipais trazendo resultados satisfatórios aos munícipes.


2) Qual será seu posicionamento em caso de uma proposta para o aumento de impostos?

Primeiramente devemos entender o que são os impostos e taxas municipais e para qual finalidade são destinados. Todavia, vejo que NÃO há necessidade de aumentar impostos, pois a população já carrega uma grande carga de taxação. Meu posicionamento é contrário a qualquer tipo de aumento de impostos e minha prioridade será fiscalizar o executivo para que sejam otimizados a aplicação dos recursos em prol da população.


3) Como a atuação de um Vereador pode contribuir para Rolândia crescer com qualidade de vida?

O Vereador, ouvindo a população, deve legislar seguindo alguns princípios, como no exemplo: O empresário X comprou um terreno e irá fazer um loteamento com toda a infraestrutura. Se ele seguir as disposições do Plano Diretor, Código Ambiental, apresentar o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto do Meio Ambiente (RIMA) aprovado pelo Instituto de Água e Terra (IAT) vejo como um empreendimento que tem tudo para melhorar a qualidade vida da população. Estar preparado para discutir as mais diversas demandas do município se faz necessário e me vejo apto a ser Vereador.


4)- Quais são seus principais objetivos, caso eleito?

Como policial militar aposentado e atualmente advogado, temos uma vasta oportunidade de elaborar leis que trarão benefícios para nossa população e aqui cito algumas: a) Guarda Municipal; b) Canil Municipal com crematório; c) Municipalização do Trânsito; d) Ampliação da Associação Mirim de Rolândia - Projeto Formando Cidadão; e) Projeto Futebol com Segurança e, em breve, Projeto Banda de Percussão Mirim.


6) Suas considerações finais:

Caro amigo, ex-vereador, paisagista, montanhista, empresário, advogado e meu espelho Paulo Farina, muito obrigado pela oportunidade de me apresentar e registrar um pouco de minha trajetória e compromissos. Deus o abençoe grandemente! Poderia falar muito mais, por exemplo sobre a mudança do PROCON de local, sobre a Capela Mortuária do Residencial Padre Ângelo, sobre a mureta (New Jersey) da BR 369 – perto da DORI que acabou com as mortes prematuras de trabalhadores e outras conquistas.  Para  saber mais sobre mim, visitem nossa página: www.caboneto.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário