terça-feira, 2 de abril de 2019

Seio, Pico ou Morro do Meio?

Pico do Meio e do Portal vistos da Serra Grande.

A conquista desta magnífica montanha de 1.135 metros de altitude no último dia 30 de Março (em breve publicarei o relato) me fez repensar a nomenclatura deste setor da Serra Grande de Ortigueira.
A história começa em 2007, ocasião de minha primeira peregrinação ao Pico Agudo. Na época, empreendi algumas pesquisas em Cartas Topográficas do IBGE buscando estradas de acesso, analisando altitudes, curvas de nível e os nomes dos seis principais Picos da Serra dos Agudos.
Foi assim que descobri que as duas montanhas ao sul da Serra Grande não possuíam denominação nos mapas oficiais. Em 2009, estive pela primeira vez na Chapada da Serra Grande, ocasião em que fiz belíssimos registros fotográficos. Infelizmente, não houve tempo para subir as montanhas “sem nome”.
Naquele tempo publicava as imagens no Panoramio, extinta plataforma vinculada ao Google Earth. Como não gostava de fotos sem título decidi batizar a extrema elevação sul como Portal (por ser a primeira no sentido do fluxo do Rio Tibagi) e a segunda, por razões óbvias, como Morro do Meio.
Para minha surpresa os nomes pegaram e acredito que deve ser pelo seguinte motivo: Quando o pessoal começou a descobrir os Agudos, as poucas referências que existiam na internet eram, justamente, as nossas fotos no Panoramio...
Muito bem. Então a história da nomenclatura dos Picos está resolvida, certo? Errado! Quando retornávamos do cume do Pico do Meio conhecemos Lucrécia Guerreiro, 56 anos, bisneta de pioneiros, nascida, criada e apaixonada pela região. Ela contou que em Sapopema os dois Picos são conhecidos como “Seios de Moça” devido ao ângulo de observação deles.
Seio, Pico ou Morro do Meio? O correto seria “Pico do Meio” vez que, segundo o dicionário, morro é uma “pequena elevação num terreno plano; outeiro; monte de pouca elevação; colina”. Vê-se bem que não é o caso de nossa querida Montanha!

Escarpas no Cume do Pico do Meio de Ortigueira!

5 comentários:

  1. parabéns ... participei com presença na descida de voceis... shou de bola.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um prazer imenso conhecer todos vocês! Bons Ventos, meu Irmão!

      Excluir
  2. Obrigado amo montanhas desde criança estou aqui se precisar de mim Obrigado mesmo

    ResponderExcluir
  3. Lucrécia(Fia), Guia muito Top aqui de Sapopema, recomendo muito..

    ResponderExcluir