Por do sol no Igapó 01 |
Já faz algum tempo que não encontro
tempo para escrever em nosso Blog. Como regresso, compartilho minhas últimas
vivências em um dos mais importantes e belos postais de Londrina: o Lago Igapó, inaugurado em 1959 na gestão do Prefeito Antônio Fernandes Sobrinho. Então, mãos à obra!
O Lago possui 438 mil m2 e foi concebido como alternativa para amenizar a baixa umidade do ar (durante o outono e inverno) e o problema de drenagem causada por uma barragem natural de basalto. Inicialmente pensou-se em dinamitar a rocha, mas a ideia de formar um lago no Ribeirão Cambezinho prevaleceu. Ainda bem: Dá para imaginar a paisagem de Londrina sem o Lago Igapó?
O Lago possui 438 mil m2 e foi concebido como alternativa para amenizar a baixa umidade do ar (durante o outono e inverno) e o problema de drenagem causada por uma barragem natural de basalto. Inicialmente pensou-se em dinamitar a rocha, mas a ideia de formar um lago no Ribeirão Cambezinho prevaleceu. Ainda bem: Dá para imaginar a paisagem de Londrina sem o Lago Igapó?
Pois bem. Há pouco mais de
um mês, fui convidado por meu cunhado Lucas Zerbinati para remar, em seu caiaque
inflável, o Lago Igapó. Imediatamente, aceitei o convite. Em nossa primeira
empreitada, partindo do lado leste, remamos a margem oeste e a baía do Córrego
Capivara em pouco mais de uma hora.
Não preciso dizer que adorei
a brincadeira! Contemplar Londrina emoldurada pelas águas do Igapó é uma
experiência única. Animado, perguntei ao Lucão se ele já havia remado o Lago 2.
Como a resposta foi negativa, definimos nosso próximo objetivo: Remar o Igapó 2
no Domingo seguinte...
Como chegamos tarde em Londrina, saímos
remando forte e quase encalhamos no assoreamento existente na foz do Córrego Água Fresca.
Passamos raspando na tubulação que atravessa o Lago e seguimos adiante (é melhor transpor a tubulação pela margem oposta, mas o ideal seria a Sanepar rebaixar os tubos)!
Transposição da Av. Ayrton Senna. |
Como o sol ainda brilhava, seguimos
cautelosos rumo aos túneis da Av. Ayrton Senna. Verifiquei a profundidade e
decidimos atravessá-los. Alcançamos, sem maiores percalços, o canal do Aterro e seguimos
remando até a barragem do Igapó 3. Foi neste momento que nasceu a ideia da
Travessia Interigapós!
Para completá-la (saindo das
imediações do Jd. Versalhes, viaduto da Rua Ana Porcina de Almeida) sabíamos
que teríamos que fazer a transposição da Av. Faria Lima por cima e da barragem da
Higienópolis por baixo já que, para nossa alegria, a transposição da Castelo
Branco e Ayrton Senna estão em nível...
Definido o objetivo, no
final de semana seguinte, partimos para a ação. Estacionamos o carro nas proximidades
da Rotatória do Gandhi, inflamos o caiaque e saímos à procura de um ponto de
partida na região. Ativei o Strava pouco antes do Viaduto da Ana Porcina e começamos remar pelo Cambezinho...
Optamos por navegar sem
quilha, diante do grau de assoreamento. Mesmo assim, foi possível remar, após a transposição
de alguns galhos, até a foz do Córrego Baroré onde há um grande assoreamento. Nas
proximidades da Fábrica 01, instalamos a quilha e atravessamos o viaduto da Av.
Castelo Branco por baixo.
No Lago 3 a remada fluiu bem
até a Av. Faria Lima onde fizemos a transposição por terra e
ingressamos em águas antes navegadas... Como
conhecíamos todos os pontos de assoreamento existentes no canal do Aterro e no
Igapó 2, decidimos acelerar... Logo chegamos à barragem da Avenida Higienópolis!
Descemos a barragem e
alcançamos o Igapó 01 por baixo do Viaduto. Remamos pela margem oeste (sem fazer
a baía do Córrego Capivara) até a barragem. Como havia tempo, abortamos o Uber e
decidimos remar de volta! Quando os últimos raios de sol brilhavam
no horizonte, alcançamos o Igapó 3 (que alguns chamam erroneamente de Igapó 04) e
ancoramos na margem oposta à foz do Córrego Baroré, completando assim 11 km de
pura emoção... Valeu Lucão!
Lucão na Rotatória do Gandhi, Jardim Versalhes. |
Excelente Irmão!!!
ResponderExcluirMuito obrigado e um T.´.F.´.A.´.
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